Internacionalização com Sustentabilidade e Confiança
Programa Primeira Exportação Wines of Brazil e Grape Juice of Brazil
Palestra por conta da Assessoria e Negócios Internacionais
Programa Primeira Exportação Wines of Brazil e Grape Juice of Brazil
Palestra por conta da Assessoria e Negócios Internacionais
Entre os destaques, o Brasil lidera o número de Gran Ouro com 11 Medalhas – sete espumantes, três vinhos finos e um licoroso -, seguido pelo Chile com quatro, Portugal com três e Alemanha, Espanha e Uruguai com um Gran Ouro cada. Dos 237 prêmios, 135 foram para produtos brasileiros (57% do total de premiados), uma realidade comum nos concursos internacionais, por conta do país sede do evento sempre ter o maior número de amostras inscritas. Não houve Medalha de Prata pois os 30% melhor pontuados somaram nota equivalente a Ouro (89 a 92,9) ou Gran Ouro (acima de 93). África do Sul – 2 Ouro Alemanha – 1 Gran Ouro e 1 Ouro Argentina – 4 Ouro Austrália – 1 Ouro Bolívia – 3 Ouro Brasil – 11 Gran Ouro e 124 Ouro Chile – 4 Gran Ouro e 22 Ouro Espanha – 1 Gran Ouro e 6 Ouro França – 1 Ouro Itália – 4 Ouro Portugal – 3 Gran Ouro e 30 Ouro Uruguai – 1 Gran Ouro e 18 Ouro
SAIBA MAIS >>Programação: - Estudos de caso - Formas de Internacionalização - Evolução do Consumo Mundial de Vinhos - Certificação para vinhos: Chile, Colômbia, Paraguai e China
SAIBA MAIS >>Muitas organizações familiares têm negligenciado esse planejamento e isso traz grandes chances de ocasionar uma série de danos patrimoniais, emocionais e empresariais. Essa falta de atenção à sucessão explica porque apenas 25% das empresas familiares(segundo o SEBRAE) conseguem chegar à segunda geração. Para otimizar este processo com a maior agilidade e economia possível, é vital realizar um planejamento de sucessão patrimonial profissional que minimiza a pulverização do patrimônio e a desunião da família. É sabido por todos: quando emoção, poder e dinheiro se misturam, é necessário ter muito cuidado para não gerar conflitos. Esses atritos são melhores administrados quando há um planejamento de sucessão, garantindo um bom futuro ao patrimônio.
SAIBA MAIS >>A exportação de vinhos e espumantes brasileiros está em franca expansão, em comparação com o período idêntico do ano anterior, o crescimento em volume exportado das bebidas foi de cerca de 52%, enquanto que em valores o acréscimo foi de aproximadamente 41%.
SAIBA MAIS >>TONNELLERIE DEMPTOS, tanoaria francesa fundada em 1825 e parte importante do grupo líder mundial de fabricação de barris de carvalho (Tonnellerie François Frerès), quer anunciar...
SAIBA MAIS >>A apresentação da programação e da iluminação do Natal Borbulhante foi realizada pelo secretário de Turismo e Cultura, Paulo Salvi. Das novidades para a próxima edição, a árvore cantante que ficará na Praça e, no dia 02 de janeiro, a abertura do Terno de Reis com o Grupo Resplendor da Aurora. “O nosso Natal é diferente: é a valorização da família e onde prevalece o espírito natalino”, reforçou. Salvi lembrou também que o evento, ao lado da Fenachamp e do Garibaldi Vintage, é mais um instrumento para fortalecimento de Garibaldi como a Capital Brasileira do Espumante. A programação inicia já na próxima semana, no dia 29 de novembro, com o acendimento das luzes e o desfile cênico inclusivo da Apae. O Natal mais Borbulhante do Brasil segue com atrações diárias na Praça Loureiro da Silva de 11 a 20 de dezembro. Talentos locais se unem a shows regionais e o destaque é o show da Banda Nenhum de Nós no dia 20 de dezembro, encerrando o evento. O prefeito em exercício, Antônio Fachinelli, reforçou a importância da união na consolidação do evento. “O espírito de união se faz ainda mais presente em Garibaldi quando o Poder Público, as entidades e as empresas patrocinadoras realizam de forma conjunta um evento desse porte”. Representando a agência Engenho de Ideias, Leonardo Batista apresentou o conceito das peças para esta edição. A representação da Buarque de Macedo em 3D, os tons dourados e a frase “Viva esse momento” buscam reforçar a identidade da tradição do evento ao mesmo tempo em que acentuam a evolução do Natal Borbulhante. A realização do Natal Borbulhante é do Ministério da Cultura e da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura. A produção cultural do evento é da empresa Danna Produções. O projeto gráfico foi desenvolvido em conjunto com a agência Engenho de Ideias.
SAIBA MAIS >>Entre janeiro e junho de 2018, em comparação com o mesmo período de 2017, os importadores que apresentaram o maior crescimento em termos de volume foram, respectivamente: Grupo Pão de Açúcar, Grand Cru, Grupo Serrana, Obra Prima e Walmart Brasil. Por outro lado, as empresas que verificaram a maior queda foram, na ordem: Carrefour, Evino, Supermercados Muffato, Casa Flora e Zona Sul Supermercados. A alta do dólar, que levou a um aumento nos preços dos produtos importados, impactou inclusive o segmento vitivinícola no primeiro semestre de 2018. As vendas subiram, contudo, o acréscimo foi inferior ao esperado para o período. O cenário do segundo semestre é incerto, haja vista que as eleições influenciarão diretamente a taxa de câmbio.
SAIBA MAIS >>"Existe mais filosofia em uma garrafa de vinho que em todos os livros." Louis Pasteur
SAIBA MAIS >>Nesta edição foram avaliadas as categorias tinto de mesa, branco de mesa, rosado de mesa, branco vinífera, tinto vinífera, tinto vinífera engarrafado e suco de uva. Os vinhos premiados receberam troféus e poderão ser comercializados com o selo “Vinho de Caxias do Sul”. O XXI Concurso dos Melhores Vinhos e Sucos de Uva de Caxias do Sul é realizado pela Smapa, em parceria com a Revinsul, e tem como objetivo promover a qualidade dos vinhos caxienses, oportunizar a divulgação e valorização das marcas locais e oferecer às vinícolas possibilidades de negócios e crescimento.
SAIBA MAIS >>Um assemblage de atrações formam a programação que contempla conhecimento, degustação e confraternização. Na parte da tarde, palestras técnicas vão integrar turismo e gastronomia em torno do mundo do vinho. Essa tríplice inseparável forma o tripé desta primeira edição que tem o objetivo de promover o vinho brasileiro, sua gente e o universo que o contempla. “É impossível falar de vinho sem falar de Enoturismo e Enogastronomia. Foi assim que pensamos o evento, harmonizando temas intimamente ligados, capazes de expressar a relação do vinho com seus produtores e apreciadores”, destaca a presidente do BCB, Sabrina Cardoso. A programação inclui, entre diversas atrações, a palestras “Vinho brasileiro: Expressão e Diversidade” conduzida pelo escritor e estudioso no assunto, Rogério Dardeau. Depois do vinho, será a vez do Chef Thiago Castanho temperar o encontro com uma palestra focada em gastronomia. As inscrições para o 1º Encontro Nacional de Confrarias do Vinho estão abertas. Interessados devem acessar o link https://confrariasvinho.eventize.com.br/. O valor por participante é de R$ 240 mais taxa de comodidade, contemplando toda programação do evento.
SAIBA MAIS >>Visando a discussão das ações relativas a esse segmento turístico na América Latina, foi criado, em 2010, o Congresso Latino-Americano de Enoturismo. A edição deste ano acontecerá em Bento Gonçalves, no Hotel e Spa do Vinho, entre os dias 27 a 30 de junho de 2018. O tema será “Território, Vinho e Turismo: uma harmonização que dá certo!”
SAIBA MAIS >>Os eventos serão realizados em propriedades de agricultores parceiros nas cidades de Flores da Cunha (dia 16) e Bento Gonçalves (dia 17). Além do tratamento para a mancha das folhas, serão tratados também temas adicionais como manejo de cultivares, adubação verde e utilização de compostos orgânicos em vinhedos. A programação completa você confere no site da Embrapa Uva e Vinho (www.embrapa.br/uva-e-vinho). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por e-mail (cnpuv.inscricoes@empraba.br), por telefone (54) 3455-8087 ou por WhatsApp (54) 99629-7194.
SAIBA MAIS >>O Brasil é um dos principais produtores de vinhos de alta qualidade e vem se destacando ao conquistar premiações no concurso ao longo dos anos. Os vinhos são avaliados e julgados por grandes especialistas de diversas partes do mundo. As avaliações são por categorias: Vinhos brancos de variedade não aromáticas, vinhos rosés, vinhos tintos, vinhos de variedades aromáticas, vinhos com levedura de véu, vinhos naturalmente doces, vinhos licorosos, mistellas e destilados de origem vitivinícola. O Brazil Wine Challenge, que acontece a cada dois anos em Bento Gonçalves, é o único concurso de vinhos no Brasil credenciado pela Organização Internacional da Uva e do Vinho - OIV e pela União Internacional de Enólogos - UIOE e organizado pela Associação Brasileira de Enologia - ABE e Revista Adega.
SAIBA MAIS >>O artigo discute os pontos chaves da publicação do enólogo e professor Umberto Trombelli, que deu muito o que falar na comunidade enológica italiana. O uso de leveduras selecionadas, a adição de sulfitos, os defeitos em vinhos e a mão do homem são apresentados com clareza e discernimento. "Não existem só vinhos famosos, há também os mais simples, para o dia-a-dia. Os vinhos simples não são venenos! São vinhos obtidos a partir de uva! Os mostos são vinificados com técnicas modernas e confiáveis usando também aditivos alimentares autorizados. E dai? Deveríamos abandonar este mercado? Deveríamos dizer a milhares de operadores de mudar de emprego só porque alguém que não conhece e não se informa pensa que estamos fazendo algo inaceitável? Que estão buscando um negócio contra a natureza? Absurdo! O vinho deve ser considerado em todas as suas variantes qualitativas e comerciais. Se a tecnologia nos permite conter os custos e serem competitivos nas faixas de preço baixo não há nada de errado com isso. Há espaço para todos no mercado e nosso objetivo deve ser sempre melhorar. Fazer uma guerra por um punhado de leveduras parece-me uma maneira de querer procurar um bode expiatório que não responda a questões importantes". Umberto Trombelli
SAIBA MAIS >>A formação acontece através de uma vivência experiencial com diversas atividades práticas e degustações de vinhos de diferentes países e regiões. Toda a didática do curso integra as técnicas de análise de produtos e comportamento do consumidor, baseada em modernas pesquisas, cases internacionais, estratégias eficazes e insights mercadológicos. O método utilizado é baseado na "Academic Practitioner Approach", onde também valoriza o conhecimento dos participantes, permitindo grande troca de informações e conhecimento. As aulas serão ministradas por professores nacionais e internacionais, com grande conhecimento técnico e experiência de mercado. O curso certifica o aluno que atingir os mínimos requisitos exigidos com certificado de MBA em Negócios e Marketing do Vinho emitido pela ESPM e com certificado internacional de Assaggiatore Professionale di Vini (Degustador Profissional de Vinhos) emitido pelo CIAS INNOVATION.
SAIBA MAIS >>Com o patrocínio da SUVALAN, MÓVEIS FLORENSE e DUFRIO, o Consulado Geral da Itália, através do Ilmo. Sr. Cônsul Nicola Occhipinti, em parceria com a Câmara de Comércio Italiana RS/CCIRS, a Prefeitura Municipal de Porto Alegre, a FRENTUR - Frente Parlamentar de Turismo da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, o Grupo Austral e a Pasuki Produtora Cultural realizarão um festival que irá transformar a Praça Itália em Porto Alegre, nos dias 17 e 18 de março de 2018, em uma grande festa e celebração da cultura italiana. O evento será uma linda festa que contará com: * Shows musicais, teatrais e dança * Fotografia e pintura * Feira de produtos típicos * Mostra cultural * Parque gastronômico temático * Ações de filantropia Curta a Fan Page do Facebook @FestaItalia2018 e convide seus amigos a participarem desta grande festa! Fique ligado nas novidades e anúncios de novas atrações além de informações culturais da Itália. Durante os dois dias, o público será convidado a levar 1 quilo de alimento não-perecível, roupas e brinquedos que serão doados a entidades assistenciais.
SAIBA MAIS >>O controle da FML é uma prática inerente à elaboração de produtos mais jovens e frescos, através de ferramentas que auxiliem na preservação dos aromas primários e secundários, sem a interferência das notas sensoriais aportadas pela FML.
SAIBA MAIS >>Integrando a linha Cuvée (Arom e Supreme), a levedura SPARK CUVÉE foi especialmente desenvolvida para a elaboração de vinhos e espumantes de altíssima qualidade, mantendo perfil jovem, aromas delicados e de finesse gustativa marcante. Indicada para brancos e rosés elaborados pelo Método Charmat. A levedura CLASSIC CUVÉE foi selecionada pelas suas excelentes propriedades de fermentação e pela sua capacidade de elaborar vinhos espumantes elegantes, equilibrados e aptos à longevidade. Indicada para a elaboração de vinhos espumantes de alta gama, obtidos através do Método Tradicional e Método Charmat Longo. Para saber mais, acesse as Fichas Técnicas ou entre em contato conosco através do e-mail biotecsul@biotecsul.com.br
SAIBA MAIS >>Outubro é o mês do espumante brasileiro na Serra Gaúcha. Reconhecido como a maior vitrine para a promoção do espumante brasileiro, o concurso recebeu inscrições de espumantes naturais, provenientes de uvas vitis viníferas, obtidos a partir dos diferentes métodos e que estão dividos dentro de suas categorias: espumantes de segunda fermentação (charmat e tradicional) e espumantes de primeira fermentação (moscatéis). Os referidos produtos estão sendo comercializados normalmente pelas empresas e estão sendo degustados por um seleto grupo de degustadores escolhidos pela ABE, entre eles, a enóloga e diretora de P&D da Biotecsul, Dra Cláudia A. Stefenon. Normas de degustação da Organização Internacional da Uva e do Vinho (OIV) e da União Internacional de Enólogos (UIOE) seguem norteando o evento. Serão premiados os espumantes melhores classificados por categoria, respeitando o limite de 30% dos inscritos conforme normas internacionais.
SAIBA MAIS >>O ritual se repete há 25 anos“Sabemos que todo vinho tem marca. Para nós, a marca da dedicação de um enólogo. Assim é a Avaliação Nacional de Vinhos. Um evento que carrega a marca do vinho brasileiro. Nós, da Associação Brasileira de Enologia, nos unimos e evoluímos ao longo do tempo. São 40 anos bem vividos e, continuamos conservados; preservamos muitos dos nossos aromas. Evoluímos para nos tornarmos um exemplar cheio de tipicidade institucional. Assim, criamos e maturamos a Avaliação Nacional de Vinhos, sendo decisivos na evolução qualitativa da bebida no Brasil. Fizemos isso porque somos os enólogos de um país que é por natureza vários países. Somos os enólogos do Brasil, da Associação Brasileira de Enologia, da Avaliação Nacional de Vinhos”, destacou o presidente da ABE, enólogo Edegar Scortegagna. e a cada safra a expectativa é sempre grande. O evento é reconhecido por sua proximidade com a cadeia produtiva da uva e do vinho, de modo que contribui para que a produção do vinho brasileiro evolua em qualidade, tecnologia e reconhecimento. Portanto, um dos legados da Avaliação é nortear produtores e enólogos na escolha de variedades de uvas, técnicas de elaboração e lançamento de produtos. “O que o público degustou na taça é a antecipação do que estará no mercado a partir do próximo ano”, salienta Scortegagna. O evento também foi marcado pelo brinde dos 25 anos da Avaliação Nacional de Vinhos, compartilhado por todos os presentes. E como todos os anos, a Avaliação surpreende os participantes dentro e fora da taça, a atração final ficou por conta da Banda Cabelo Cacheado com o talento de Laura Dalmás, participante do The Voice Brasil 2016. Desde 1993, a ABE homenageia figuras que dedicam seu tempo, conhecimento e talento para a promoção e valorização do vinho brasileiro. Neste ano, a entidade entregou o Troféu Vitis Amigo do Vinho 2017 para a sommelier internacional e jornalista Andréia Debon, e o Troféu Vitis Destaque Enológico 2017 foi entregue à enóloga Maria Regina Ferreto Flores.
SAIBA MAIS >>Gostaríamos de receber suas sugestões, dúvidas ou reclamações. Por favor utilize o formulário abaixo, retornaremos o mais breve possível.