
Seleção de Clones de Variedades Viníferas - Embrapa
Este projeto tem como objetivo selecionar e avaliar clones de variedades de Vitis vinifera L., com base nas características genéticas, fenotípicas e sanitárias, e que apresentem para cada indicação geográfica, características de produção e qualidade superiores aos padrões utilizados, compatíveis com o destino da produção, gerando acréscimo na qualidade dos seus vinhos.
Os resultados darão suporte ao desenvolvimento da viticultura brasileira, por meio do conhecimento do comportamento de clones comerciais e seleção de novos clones de variedades viníferas de importância para o setor produtivo, em especial para as indicações geográficas.
O projeto tem por concepção a formação de uma “rede de experimentação de clones nas diferentes indicações geográficas”, com forte participação do setor produtivo, por meio das associações de produtores, as quais possuem a governança da indicação geográfica. Isso estreitará a relação entre o setor produtivo e a pesquisa, buscando soluções práticas para as demandas. Dentre os impactos esperados, destacaâse a identificação de clones comerciais de variedades viníferas mais adequadas ao cultivo e que expressem a tipicidade dos produtos de interesse para cada indicação geográfica.
Leia também
Acompanhe conosco as notícias mais relevantes do momento!

Abertura do período de envio de resumos para o XVII Congresso Latino-Americano de Viticultura e Enologia
A partir de 1º de abril de 2025, estão abertas as submissões de resumos para o XVII Congresso Latino-Americano de Viticultura e Enologia, que ocorrerá de 4 a 7 d...

Encerra nesta sexta-feira (4) as inscrições de artigos para a revista brasileira de viticultura e enologia
A única publicação técnico-científica de pesquisa da cadeia produtiva da uva e do vinho no Brasil chega a sua 17ª edição

16ª REVISTA BRASILEIRA DE VITICULTURA E ENOLOGIA
Edição foi apresentada na Avaliação Nacional de Vinhos