Equipe Biotecsul Viaja ao Chile
Durante o workshop, foi apresentada a levedura não-saccharomyces Level2 InitiaTM (Metschnnikova pulcherrima), fruto de uma investigação contínua e da parceria entre a Lallemand e o Instituto Francês da Uva e do Vinho, sob a supervisão do Dr. Vincent Gerbaux. Esta levedura tem uma capacidade extraordinária de consumo de oxigênio, o que a torna uma ferramenta única de proteção natural frente à oxidação durante a elaboração de vinhos brancos e rosados.
Nesta oportunidade, as pesquisadoras Dra. Eveline Bartowsky e Dra. Sibylle Krieger-Weber apresentaram os últimos avanços sobre à biodiversidade das bactérias enológicas e o seu papel na definição do estilo sensorial dos vinhos tintos. Na sequência, abordaram a importância de uma nutrição direcionada à cepa de levedura utilizada na elaboração de um perfil tiólico em Sauvignon Blanc por exemplo.
No encerramento dos trabalhos foram degustadas 8 amostras de vinhos brancos, tintos e rosados, elaborados sem SO2, com 100% de tecnologia Lallemand, os quais, na opinião da equipe Biotecsul surpreenderam pela qualidade e preservação de suas carcterísticas varietais. As vinícolas parceiras vistadas foram: Alma Viva, Casa del Bosque e Villard.
Leia também
Acompanhe conosco as notícias mais relevantes do momento!
Fábio Góes é o Enólogo do Ano 2025
A Biotecsul parabeniza Fábio Góes pela merecida homenagem da ABE
Avaliação Nacional de Vinhos faz história e mostra a força do vinho brasileiro em novas regiões produtoras
Três das 16 amostras mais representativas são de vinícolas fora do Rio Grande do Sul, na maior edição na história do evento marcada pela diversidade de terroir...
XVII Congreso Latinoamericano de Viticultura y Enología
Confira o cronograma detalhado





