
Equipe Biotecsul Viaja ao Chile
Durante o workshop, foi apresentada a levedura não-saccharomyces Level2 InitiaTM (Metschnnikova pulcherrima), fruto de uma investigação contínua e da parceria entre a Lallemand e o Instituto Francês da Uva e do Vinho, sob a supervisão do Dr. Vincent Gerbaux. Esta levedura tem uma capacidade extraordinária de consumo de oxigênio, o que a torna uma ferramenta única de proteção natural frente à oxidação durante a elaboração de vinhos brancos e rosados.
Nesta oportunidade, as pesquisadoras Dra. Eveline Bartowsky e Dra. Sibylle Krieger-Weber apresentaram os últimos avanços sobre à biodiversidade das bactérias enológicas e o seu papel na definição do estilo sensorial dos vinhos tintos. Na sequência, abordaram a importância de uma nutrição direcionada à cepa de levedura utilizada na elaboração de um perfil tiólico em Sauvignon Blanc por exemplo.
No encerramento dos trabalhos foram degustadas 8 amostras de vinhos brancos, tintos e rosados, elaborados sem SO2, com 100% de tecnologia Lallemand, os quais, na opinião da equipe Biotecsul surpreenderam pela qualidade e preservação de suas carcterísticas varietais. As vinícolas parceiras vistadas foram: Alma Viva, Casa del Bosque e Villard.
Leia também
Acompanhe conosco as notícias mais relevantes do momento!

ABE - Informativo 6
Confira o último informativo da Associação Brasileira de Enologia.

Éxito de convocatoria a comunicaciones para el XVII Congreso Latinoamericano de Viticultura y Enología
La convocatoria para envío de comunicaciones a la edición 2025 del Congreso Latinoamericano de Viticultura y Enología tuvo una destacada acogida internacional. Co...

Abertura do período de envio de resumos para o XVII Congresso Latino-Americano de Viticultura e Enologia
A partir de 1º de abril de 2025, estão abertas as submissões de resumos para o XVII Congresso Latino-Americano de Viticultura e Enologia, que ocorrerá de 4 a 7 d...